quarta-feira, 16 de março de 2011

Antepassados e futuro

Eu tenho lido um livro chamado "O Dia do Curinga" de Jostein Gaarder que é o mesmo autor de "O Mundo de Sofia".
Estou com esse livro já faz tempo, mas não consigo ler ele como os outros livros. A medida que eu leio eu fico mais interessada pelo livro e me controlo mais pois tenho pena de terminar o livro.
Eu sei eu sou estranha, mas quero aproveitar esse livro ao máximo. 
Quem pegar meu livro vai ver que muitas páginas estão marcadas com vários pedaços de papel, isso porque eu gosto de marca as páginas interessantes enquanto leio.

Enfim, enquanto eu lia eu marquei uma página que fala sobre os nossos antepassados.
Hans-Thomas está filosofando com o seu pai sobre o acaso. 
A conversa chega no ano de 1349, ano da peste negra, então o pai de Hans diz:

- (...)Naquela época Hans-Thomas, muita centenas dos seus antepassados eram crianças. E nenhum deles morreu.

Hans pergunta como ele tinha tanta certeza disso, então seu pai respondeu:

- Porque você está bem aqui do meu lado, olhando para o mar Adriático.

Para quem não sabe o mar Adriático é uma parte do mar Mediterrâneo e ele banha o leste da Itália e oeste da península balcânica, mas não é sobre isso que eu quero falar. 
O ponto é que depois de ler isso eu pensei: "puxa isso é verdade".
Pense bem, todos nossos antepassados vieram para o Brasil a procura de novas oportunidades, condições melhores de vida ou foram trazidos a força. Ou eles são indígenas que sobreviveram aos colonizadores e seus modos nem um pouco corteses. 
Na Europa, África ou Ásia eles sobreviveram a guerras, doenças, fome, pragas, catástrofes naturais etc. Se eles não tivessem sobrevivido, se algum dos nossos antepassados tivesse morrido nós não estaríamos aqui hoje.
Um exemplo, se o seu tataravô por parte de pai não conhece-se a sua tataravó sua bisavó não existiria, se a sua bisavó não existisse ela não conheceria seu bisavô e, por conta disso, seu avô não existiria e se o seu avô não existisse seu pai não existiria. Mesmo que o se o seu tataravô se casa-se outra mulher hoje existiria outra pessoa que não seria você, pois para você existir exatamente como é hoje uma "linha" deveria ser seguida.
Deu para entender meu raciocínio?
Espero que sim.
Um exemplo diferente, digamos a sua bisavó por parte de mãe tem uma irmã e as duas gostam dos mesmo homem que se tornara seu bisavô. Só que em vez dele ficar com a sua bisavô ele escolhe a irmã dela. Logo seu avô não vai existir ele não vai conhecer a sua avó e, por sua vez, sua mãe não vai existir e como consequência final você também não vai existir.
Mas então você pensa: "como eu não vou existir? As duas são das mesma família, são irmãs então como não vou existir?". 
É simples, a pessoa que casou com o seu bisavô não foi a sua bisavó. Digo novamente, para você existir uma "linha" teve que ser seguida se essa "linha" é quebrada não tem como você existir.
Entendeu?
E que fique claro que eu não estou ditando as regras do universo e/ou vida. Cada um pensa e tira sua próprias conclusões, dividir seus pensamento e conclusões vai do desejo de cada um.
Pois bem, após tudo isso nós podemos chegar a uma conclusão. 
E para essa conclusão eu posso citar um trecho do livro em que o pai de Hans diz:

-(...)A vida é uma loteria gigante, da qual só se vêem os ganhadores.

Só estamos aqui hoje porque ganhamos nessa "loteria", nossos amigos e entes queridos também. 
Aqueles que não estão aqui não existem.

Agora, indo mais além, gostaria que você pensasse uma coisa: 

Sabia que você é responsável por outras pessoas que você não conhece ainda e talvez nunca ira conhecer? 

Nós nascemos, crescemos, casamos (a grande maioria), temos filhos (novamente, a grande maioria), envelhecemos e morremos. 
Seremos pais/mães, bisavôs/bisavós, tataravôs/tataravós e assim por diante. Então, assim como dependemos dos mais antigos antepassados para estarmos aqui, alguém, num futuro próximo/distante, depende de nós para existir. Somos responsáveis por essas pessoas que, talvez, nunca conheceremos.
A vida é uma grande fileira de dominós sem fim.

Para encerar eu quero parabenizar você que está lendo este post.
Por que?
Ora, porque você é um grande ganhador da loteria da vida.


Parabéns.


Você merece.


A imagem desse post. foi feita por Terribly do DeviantArt.


Link: Terribly


Até a próxima.




2 comentários: