quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Escola

Toda Criança, ou pré-adolescente, quando está na escola diz "Eu não vejo a hora de sai da escola".
Os anos vão passando.
Quando chegam no segundo colegial essa vontade atinge níveis altíssimos, mas quando chegam no terceiro essa vontade some repentinamente e é substituída pela vontade de ficar.
É uma certa ironia.
O ano vai passando e o final cada vez mais próximo. Tentam esconder a ansiedade. 
Atrás da vontade de ir embora e conseguir a própria independência está o medo de deixar o conforto da casa dos pais e começar um novo e estranho capítulo da vida.
Todos sentem isso, só que em intensidades diferentes. Para alguns é apenas um friozinho na barriga e para outros é um grande acesso de pânico muito bem disfarçado.
E, apesar do que dizem, todos vão sentir saudades da escola. Porque apesar dos professores chatos, das matérias aparentemente intermináveis, de ter que acordar cedo seja no frio ou no calor e das provas que parecem ter vindo de outro mundo a escola é um lugar onde você faz e vê seus amigos praticamente todos os dias do ano. 
Você aprende coisas, você descobre coisas. Apesar de que, muitas vezes, muita das coisas que aprendem não tem nada haver com aquilo que gosta.
Quando chega o último dia de aula alguns choram, outros seguram o choro e outros sorriem.
Então as coisas viram aquilo que realmente são, aquilo que sempre esteve lá mas não conseguiam ver.
Os professores chatos eram seus melhores amigos, que queriam seu melhor e as vezes precisavam parecerem chatos para que conseguissem isso. As alguns dias estavam de bom humor, outros não.
As matérias intermináveis davam o conhecimento necessário para não se tornarem alienados no planeta, para que pudessem descobrir aquilo que lhes interessava.
A escola era um lugar de aprendizado. Aprendiam história, matemática, física, geografia, desenhar nas carteiras,  conversar,  trocar bilhetes. O que? Vai me dizer que você nunca fez isso na escola? Mentir é feio sabia?
Mas, como eu ia dizendo, todos levam grandes lembranças dessa época, sejam ela boas ou ruins. 
Cada lembrança é importante pois cada uma delas ensina uma lição e transforma naquilo que você é hoje.
E os amigos que fizeram lá irão te acompanhar sempre.Talvez alguns mudem, talvez alguns vão pra bem longe. 
Mas a verdade é, que mesmo que se formem, sempre estarão juntos. Porque as amizades verdadeiras são para sempre.
Entendeu?
Sim?
Então me diga, qual a sua melhor lembrança da escola?
Aquela com seus amigos?
É, eu também penso assim.






Eu comecei a escrever esse texto no meio da aula, mas só terminei agora porque queria fazer direito.
Meu caderno está cheio de rabiscos e rascunhos. hehehe
Antes de tudo eu queria agradecer aos meus amigos. Obrigada por tudo.
Eu queria dizer mais coisas, mas eu me estenderia muito e iria querer falar de cada um e se eu fizesse isso iria demorar muito tempo.


A imagem desse post. é do anime Fruits Basket.

Até a próxima

Um comentário:

  1. lembranças, saudades, amizades além do conhecimentos é o que levamos em nossa bagagem quando vencemos uma etapa de nossa vida e a escola faz parte destas etapa, e talvéz a mais importante.

    ResponderExcluir