segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O homem e a liberdade

Nas férias eu ganhei um livro de um amigo meu, o livro se chama O Mundo de Sofia. Acho que já ouviram falar desse livro não?
Se não, o livro conta a história de uma garota chamada Sofia Amundsen que, as vésperas do seu aniversário de quinze anos, recebe cartões postais endereçados para uma garota chamada Hilde Kang e bilhetes anônimos que perguntam a Sofia de onde vem o mundo e quem ela é. Então ela embarca numa viajem pela história da filosofia.
O autor deste livro é o norueguês Jostien Gaarder que, além do Mundo de Sofia, escreveu outro livro que eu gosto muito que se chama A Garota das laranjas, mas falarei desse livro um outro dia.
O que eu quero dizer agora é sobre uma coisa que eu pensei depois de ler um dos capítulos do Mundo de Sofia.
O capítulo se chama "Nosso próprio tempo ...O homem está condenado à liberdade...". Eu não vou contar o conteúdo inteiro do capítulo, vou apenas tentar passar aquilo que refleti após ler ele.
Não sei se vou conseguir passar exatamente o que quero dizer, porque as vezes é muito difícil dizer aquilo que pensamos. Às vezes palavras não são suficientes, mas vamos lá.
Quando nascemos estamos condenados a liberdade, nós já nascemos livres não importa o que digam pra você. Você é livre.
Porque ninguém pode controlar o que você realmente pensa, sente ou deseja. E é por isso que muitas pessoas temem essa liberdade, porque não importa o que aconteça nós somos responsáveis por nossos atos. Não foi uma força divina que te colocou ali naquele lugar, não foi uma força divina que te obrigou a fazer aquilo. Foi você, foram suas escolhas que o levaram até ali, até aquela situação.
Muitas vezes as pessoas escolhem colocar essas responsabilidades em cima de outras pessoas ou outras cosias porque fica mas fácil de respirar. Eu não as culpo, é assustador se você parar pra pensar.
Tudo o que você faz um dia voltará pra você, inclusive as coisas ruins.
É difícil de suportar? É claro que é. Mas não é impossível.
Outra coisa que eu também gostaria de dizer é que, muitas pessoas limitam a própria  liberdade.
Quantas pessoas você já viram ou conhecem que não fazem certas coisas por medo?
Eu quero dizer, a porta está aberta podem ir e vir quando quiser, mas elas mesmas se prendem.
As vezes por terem medo do que encontraram além da porta ou porque elas não conseguem suportar as responsabilidades que vem junto da liberdade ou por motivos pessoais ou por qualquer outro tipo de motivos que eu não posso imaginar.
O que eu estou tentando dizer é que com a liberdade vem grandes responsabilidades porque não é só você no planeta. Você não é o único do planeta terra.
Seus atos afetam aqueles a sua volta, como uma fileira de dominós. Quando o primeiro cai os outros vão caindo sucessivamente.
Eu não sei se passei aquilo o que eu queria dizer. Provavelmente não.
Mas pensem um pouco, você é livre?
Todos somos livres, mas as vezes decidimos nos prender.
Espero que você não esteja preso.
Porque a vida é muito preciosa pra ser vivida dentro de uma jaula.





A foto desse post. foi tirada por mim.

Link DeviantArt (imagem): Go to the Tomorrow
Link DeviantArt: Zaah

Até a próxima

2 comentários:

  1. sim, todos somos livres, mais tada liberdade tem suas, responsabilidades, o medo, desejo, etc tudo tem seu preço. e tudo tem o seu devido retorno. Deu para entende oque você quiz passar para nós zah, adorei muito!

    Adorei seu blog, gostei mesmo com oque você conseguiu fazer com ele, muito lindo, me deixo maravilhado com toda essa simplicidades. *3*

    ResponderExcluir
  2. eu tb li este livro, ele nos leva pra dentro de nós mesmo, e vc conseguio passar o espirito da mensagem inplicita neste cápitulo, a Liberdade é linda, mas como td na vida tem seu preço, só que
    arcar com suas responsabilidade diante do premio maior que é a Liberda vale muito pena pode acreditar!!!!!!

    ResponderExcluir